terça-feira, 22 de novembro de 2011

O Arcadismo

O Arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII, razão por que também é denominada como setecentismo ou neoclassicismo.
 O nome "arcadismo" é uma refere-se  à Arcádia, tida como ideal de inspiração poética.
 Os poetas desta escola literária escreviam sobre as belezas do campo, a tranqüilidade proporcionada pela natureza e a contemplação da vida simples.

Portanto, desprezam a vida nos grandes centros urbanos e toda a vida agitada e problemas que as pessoas levavam nestes locais. Os poetas arcadistas chegavam a usar  apelidos de pastores latinos ou gregos

  O arcadismo constitui-se numa forma de literatura mais simples, opondo-se aos exageros e rebuscamentos do Barroco. Os temas do arcadismo são simples e comuns aos seres humanos, como o amor, a morte, o casamento, a solidão.  Seus seus autores acreditavam que a Arte era uma cópia da natureza, refletida através da tradição clássica. Por isso a presença da mitologia pagã, além do recurso a frases latinas.
  Os autores árcades voltam-se para a natureza  em busca de uma vida simples, bucólica, pastoril, do "locus amoenus", do refúgio ameno em oposição aos centros urbanos dominados pelo Antigo Regime , pelo absolutismo monárquico.


o arcade  defendem o Carpe Diem , pelo qual o pastor, ciente da brevidade do tempo, convida a sua pastora a gozar o momento presente.






 Por : Juliana Santos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário